Entenda como os corretores irão analisar seu texto.
GRADE DE CORREÇÃO (ENEM)
COMPETÊNCIA 1
DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA
Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.
Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:
A) ADEQUAÇÃO DE REGISTRO
- formal/coloquial
- variante adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução
B) NORMA GRAMATICAL
- sintaxe de concordância, regência e colocação
- pontuação
- flexão
C) CONVENÇÕES DA ESCRITA
- escrita das palavras ( ortografia/acentuação)
- maiúsculas e minúsculas
COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.
Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo/argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum e domínio precário do tipo de texto dissertativo.
Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
A) TEMA
- autoria: compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista.
- informatividade.
- utilização de conceitos de várias áreas.
- citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações.
B) ESTRUTURA
- introdução, desenvolvimento, conclusão
- encadeamento e progressão temática.
COMPETÊNCIA 3:
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
- Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema proposto.
- Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos da proposta de redação.
- Seleciona informações, fatos, opiniões, argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto.
- Seleciona, organiza e relaciona de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.
ASPECTO A SER CONSIDERADO: COERÊNCIA
COMPETÊNCIA 4:
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
- Desarticulação das partes do texto.
- Articulação precária das partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização de recursos coesivos.
- Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
- Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
- Coesão lexical: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
- Coesão gramatical: (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos, intervocabulares, etc.
COMPETÊNCIA 5:
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
- Não elabora explicitamente uma proposta.
- Esboça alguma idéias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
- Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
- Elabora proposta específica, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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