Resumo de "A cidade e as serras" - Eça de Queirós

Escrito por Eça de QueirósA Cidade e as Serras é um romance e expõe a visão do autor sobre o interior de Portugal onde as pessoas ainda não haviam sido contaminadas pela tecnologia das cidades grandes.



A Cidade as Serras está ambientada na Europa em relação à Revolução Francesa e às diferenças do interior para cidades urbanas, lançado no ano de 1901.

ENREDO 

O enredo conta a história de um jovem rico, que tem seus ancestrais em Portugal - local que ele não conhece por sua aversão ao que não seja completamente urbano.

No entanto, forçado a viajar para o lugar que estão suas propriedades, entra em contato com a vida simples e abandona a vida em Paris para as serras portuguesas.

PERSONAGENS


Jacinto (personagem principal que vive em Paris), José Fernandes (narrador-personagem, amigo de Jacinto), Galião (avô de Jacinto), Cintinho (pai de Jacinto), Grilo (criado de Jacinto, que foi levado a Paris por Galião) e Joaninha (prima de José Fernandes, camponesa).

SÍNTESE 

O romance pertence à fase pacífica de Eça de Queirós. Mostra sua visão otimista do interior de Portugal relatando onde as pessoas ainda não haviam sido contaminadas pelos falsos valores do mundo urbano. Para ele, no campo existiam bons ares, boa comida e bons vinhos.

A Cidade e as Serras conta a história do personagem Jacinto, que também é narrador, dividido em duas partes, sendo a primeira em Paris, no meio da civilização e a segunda em Portugal, na serra.

O romance traz descrições minuciosas das cenas, como se colocassem o leitor dentro delas, e os seus personagens se caracterizam como tipos sociais, assim os quadros em que se passam as ações tornam-se vivos quando se lê o livro.

DESENVOLVIMENTO DA OBRA

A obra desenvolve-se em dois lugares: Paris e interior de Portugal. O romance é narrado por um personagem, José Fernandes, amigo do personagem principal, Jacinto. Conta a história de Jacinto que vivia em Portugal e não gostava do interior. Relaciona-se com a segunda metade do século XIX, na Europa.

PROBLEMÁTICA DA OBRA

Jacinto, que gostava da vida urbana e venerava a civilização, passa por diversos incidentes que o fazem desanimar e partir para o interior de Portugal, bucólico e nada civilizado.

CLÍMAX DA OBRA

 Quando Jacinto chega a Portugal, passa a fazer caridades e se apaixona pela prima do amigo, Joaninha, com quem se casa e tem filhos.

DESFECHO DA OBRA 

Jacinto sai de Paris, vai para Portugal, reconhece o valor do interior, conhece Joaninha, apaixona-se, casa e tem filhos.

LINGUAGEM 

A linguagem é formal com uso de expressões simples e sem convencionalismos. Utiliza palavras e expressões da época, como “que maçada” e “que seca”, que significam “chateação”.

ESPAÇO / TEMPO 

A história passa em Paris e nas serras de Portugal. Acontece de 1834 quando o avô do personagem principal, Jacinto, vai para a França, a 1893, na volta definitiva dele para Portugal.

NARRADOR E FOCO NARRATIVO 

Jacinto é o personagem principal e seu amigo José Fernandes é o narrador (narrador-personagem).

CONTEXTO HISTÓRICO

Revolução francesa que culminou em mudança de costumes na Europa, na segunda metade do século XIX, quando a burguesia chega ao seu apogeu.

ESCOLA LITERÁRIA 

Realismo.

SOBRE  O AUTOR

Filho de José Maria de Almeida Teixeira de Queiroz e de Carolina Augusta Pereira de Eça, José Maria Eça de Queirós nasceu em Póvoa de Varzim, Portugal, em 1845.

Eça de Queirós foi um dos idealizadores das Conferências do Cassino Lisbonense e o inaugurador do Realismo em Portugal, com a publicação de "O Crime do Padre Amaro", obra que causou um escândalo na época e foi bastante atacada por membros da sociedade conservadora, pois o enredo conta a história de um padre que se envolve com uma de suas “fiéis” e acaba por engravidá-la e induzi-la a um aborto. É considerado um dos nomes mais importantes da literatura.

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Resumo de "Sentimento do Mundo" - Carlos Drummond de Andrade

ENREDO

O enredo de “Sentimento do Mundo” apresenta a visão critica, pessimista e política do autor sobre o mundo à sua volta e os homens em geral.

PERSONAGENS

Não há.

SÍNTESE

Este livro é o terceiro trabalho poético de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas - 28 no total - foram produzidos entre 1935 e 1940, quando as consequências das duas grandes guerras mundiais e o Estado Novo de Getúlio Vargas atormentavam Drummond.

DESENVOLVIMENTO DA OBRA

Por fazer parte da poesia moderna e ter versos livres, sem rimas e livre de qualquer forma pré-estabelecida, os poemas de "Sentimento do Mundo" possuem uma grande variação que favorece o ritmo e o desenvolvimento da obra como um todo.

PROBLEMÁTICA DA OBRA

Sentimento do Mundo faz uma crítica aos tempos de guerras (evidenciados com os movimentos da Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, Estado Novo de Getúlio Vargas, Fascismo e Nazismo) e sobre o poder de destruição do homem.

CLÍMAX DA OBRA

O clímax da obra está logo no começo primeiro poema intitulado "Sentimento do Mundo", que resume bem toda a ideia e a visão que o autor expõe ao longo de toda a obra.

DESFECHO DA OBRA

A obra termina com o melancólico poema "Noturno à Janela do Apartamento", que metaforiza, em versos conclusivos, a vida como uma corrente sanguínea. O autor nos põe diretamente em contato com sua filosofia de vida, dissertando sobre o sentido da existência:

"A soma da vida é nula. 
Mas a vida tem tal poder: 
na escuridão absoluta, 
como líquido, circula."

LINGUAGEM

A obra "Sentimento do Mundo" apresenta uma linguagem coloquial, simplicidade vocabular, versos brancos e livres, frases nominais, ou seja, sem verbos, emprego da metalinguagem e ruptura com as formas tradicionais da poesia do passado.

ESPAÇO  / TEMPO

Os poemas de "Sentimento do Mundo" fazem menção ao Brasil dos anos 40 e são apresentados em dois tempos: o tempo psicológico, que remete às impressões subjetivas do autor, e o tempo cronológico presente em passagens como "quando me levantar" e "eu mesmo estarei morto”.

NARRADOR E FOCO NARRATIVO

Alguns poemas de O Sentimento do Mundo são conduzidos em primeira pessoa. Já outros estão na terceira pessoa.

CONTEXTO HISTÓRICO

Publicado em 1940, o livro "Sentimento do Mundo" coincide com o período histórico-social da Guerra Civil Espanhola, da Segunda Guerra Mundial, do Estado Novo de Getúlio Vargas e com o crescimento do fascismo e do nazismo.

ESCOLA LITERÁRIA

A obra está inserida na segunda fase do Modernismo, no chamado Pós-Modernismo.

SOBRE O AUTOR

Carlos Drummond de Andrade nasceu na cidade de Itabira, em Minas Gerais, no ano de 1902. Após terminar os estudos em sua terra natal e em Belo Horizonte, Drummond foi interno no Colégio Anchieta, de Friburgo, em 1918. Mas foi expulso no ano seguinte, devido a um incidente com o professor de português.

Em Itabira, apesar de formado em farmácia, Drummond vivia dando aulas de Português e Geografia. Tornou-se funcionário público em 1929, e, em 1934, o cargo no Ministério da Educação transferiu-o para o Rio de Janeiro. Em 1945, foi co-editor do jornal comunista “Tribuna Popular”, a convite de Luís Carlos Prestes. A partir da década de 50, dedicou-se apenas à literatura, tornando-se o primeiro grande poeta do movimento pós- modernista e um dos mais importantes poetas brasileiros. Além de intensificar a produção de crônicas, fez também traduções. Carlos Drummond morreu no Rio de Janeiro em 1987.


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Lista de livros da Fuvest

Consulte a lista de livros da Fuvest 2013 e organize a leitura

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra

Divulgada no início de 2012, a relação de obras de leitura obrigatória indicada pela Fuvest sofreu quatro alterações com relação ao ano passado. Os novos títulos são "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, "Til", de José de Alencar, "Sentimento do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade, e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. A lista é válida para as provas da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Divulgação
Como nas edições anteriores, predominam os escritores do século 19 e da primeira metade do século 20 que produziram diferentes leituras do Brasil em suas obras.
Veja abaixo a relação completa dos livros e planeje suas próximas páginas de acordo com o que já leu e o que vai ler.
*
  • "Til", de José de Alencar;

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ENEM - Critérios para correção de redação

Entenda como os corretores irão analisar seu texto.


GRADE DE CORREÇÃO (ENEM)

COMPETÊNCIA 1
DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA

Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.

Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:

A) ADEQUAÇÃO DE REGISTRO
  • formal/coloquial
  • variante adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução

B) NORMA GRAMATICAL
  • sintaxe de concordância, regência e colocação
  • pontuação
  • flexão

C) CONVENÇÕES DA ESCRITA
  • escrita das palavras ( ortografia/acentuação)
  • maiúsculas e minúsculas

COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.

Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo/argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum e domínio precário do tipo de texto dissertativo.

Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

A) TEMA
  • autoria: compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista.
  • informatividade.
  • utilização de conceitos de várias áreas.
  • citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações.

B) ESTRUTURA
  • introdução, desenvolvimento, conclusão
  • encadeamento e progressão temática.

COMPETÊNCIA 3:
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

  1. Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema proposto.
  2. Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos da proposta de redação.
  3. Seleciona informações, fatos, opiniões, argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto.
  4. Seleciona, organiza e relaciona de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.

ASPECTO A SER CONSIDERADO: COERÊNCIA

COMPETÊNCIA 4:
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

  1. Desarticulação das partes do texto.
  2. Articulação precária das partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização de recursos coesivos.
  3. Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
  4. Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

  • Coesão lexical: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
  • Coesão gramatical: (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos, intervocabulares, etc.

COMPETÊNCIA 5:
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

  1. Não elabora explicitamente uma proposta.
  2. Esboça alguma idéias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
  3. Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
  4. Elabora proposta específica, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

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